Páginas

domingo, 8 de março de 2015

Dilma reúne ministros no Alvorada para avaliar Lava Jato

20141008053342_cv_Dilma-lendo_gde
A presidente Dilma Rousseff reunirá neste domingo, 8, o núcleo político do Palácio do Planalto para discutir os desdobramentos da Operação Lava Jato, que na sexta-feira, 6, ganhou um novo capítulo com a divulgação dos nomes de 34 parlamentares que serão investigados com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF).
A reunião foi marcada para as 16h30, no Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência da República. Participarão os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Miguel Rossetto (Secretaria-Geral), Pepe Vargas (Relações Institucionais) e José Eduardo Cardozo (Justiça).
Segundo o Estadão, o ministro Cardozo deve apresentar um resumo da defesa apresentada por ele ontem à imprensa, a respeito da citação ao nome de Dilma nas delações do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. O STF não abriu inquérito contra a presidente, mas os relatos de desvios na estatal para a campanha do PT em 2010 foram mantidos no pedido de abertura de inquérito contra o Antônio Palocci à Justiça do Paraná, pelo suposto pedido de R$ 2 milhões para o comitê petista.

Sol entre muitas nuvens e chuva na região Nordeste nesta segunda (10)

previsaotempo
E a segunda-feira (10) começa com sol, muitas nuvens e chuva a qualquer hora na faixa que compreende o norte do Maranhão, do Piauí, do Ceará e o leste do Rio Grande do Norte. O sol predomina e não chove no recôncavo baiano, no planalto do conquista e na chapada diamantina.
Em Sergipe, Alagoas e em Pernambuco, o céu nublado a parcialmente nublado provoca pancadas de chuva. Nas demais áreas da região Nordeste, a semana começa com sol forte e chuva rápida. A temperatura não muda com mínima de 13 e máxima de 36 graus. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia e do Climatempo.

DEPARTAMENTO FEMININO DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM PARAÚ FAZ HOMENAGEM AS MULHERES PARAUENSES

O Departamento Feminino da  Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Paraú, saiu hoje 08 de março, nas principais ruas da cidade para homenagear as mulheres parauenses em comemoração ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

                                              Veja as Fotos AQUI

Até presídio foi alvo de furto

enfermaria
Parece brincadeira, mas suspeita-se de suposto furto no Centro de Detenção Provisória da Zona Sul, em Natal. O alvo foi a enfermaria: sumiu a maca, cadeira e o bombo, dentre outros objetos.

HOJE É O DIA INTERNACIONAL DA MULHER - VEJA SUA HISTÓRIA - PARABÉNS MULHERES A TODAS AS MULHERES DO MUNDO




História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência naDinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU(Organização das Nações Unidas).


Objetivo da Data 

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva detrabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.


Marcos das Conquistas das Mulheres na História 

- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas.
- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres.
- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças.
- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina.
- 1893 - a Nova Zelândia torna-se o primeiro país do mundo a conceder direito de voto às mulheres (sufrágio feminino). A conquista foi o resultado da luta de Kate Sheppard, líder do movimento pelo direito de voto das mulheres na Nova Zelândia.
- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres.
- 1951 - a OIT (Organização Internacional do Trabalho) estabelece princípios gerais, visando a igualdade de remuneração (salários) entre homens e mulheres (para exercício de mesma função).