Para aqueles que participaram do Enem 2014 vem aí mais uma das opções do exame: o benefício de uma bolsa do Prouni 2015, Programa Universidade para Todos. Milhares de estudantes em todo o país participaram do Exame Nacional do Ensino Médio pretendendo especificamente chegar ao Prouni.
Podem participar do Prouni 2015 estudantes que fizeram o ensino médio integralmente em escola pública ou que tenham sido bolsistas em instituição de ensino particular, também de forma integral. Portadores de deficiência e professores da rede pública de ensino também podem se inscrever – esses últimos apenas para cursos de licenciatura para formação na educação básica.
Até o ano de 2012 a nota mínima para participar do Prouni era de 400 pontos nas provas de conhecimentos e acima de zero na redação. Porém, no ano de 2013 o Ministério da Educação (MEC) estabeleceu que a nota mínima que o candidato deve atingir para estar apto a concorrer a uma bolsa de estudos do Prouni é de 450 pontos nas provas de conhecimentos e acima de zero na prova de redação.
Como se inscrever no Prouni 2015
As inscrições do Pouni 2015 são realizadas exclusivamente através da Internet no sitehttp://siteprouni.mec.gov.br/ de hoje até o dia 29/01 às 23h59min. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 02/02. A partir daí os candidatos selecionados deverão comprovar as informações na instituição escolhida entre os dias 02/02 a 09/02. No dia 19/02 será divulgado o resultado da segunda chamada do Prouni 2015, sendo também nesta data iniciado o prazo para comprovação de informações e matrícula até o dia 24/02. Nos dias 02 e 03 de março os candidatos não selecionados poderão se inscrever na lista de espera do Prouni.
Lembrando que os candidatos não podem possuir outro diploma de ensino superior nem estar matriculados em nenhuma outra faculdade. Na seleção, os candidatos poderão escolher até duas opções de curso em instituições de ensino superior conveniadas de todo o país. Os interessados que tiverem as maiores notas em cada curso levam a vaga. Caso um estudante não tenha nota suficiente para preencher a sua primeira opção de curso, ele passa a concorrer à segunda opção, e assim sucessivamente.
O processo seletivo do Prouni é totalmente baseado nas medias obtidas pelos estudantes nas provas do Enem. Quanto maior a nota obtida, maior a chance de ser contemplado com uma das milhares de bolsas de estudos ofertadas pelo Programa que podem ser parciais ou integrais.
O programa oferece bolsas de estudo integrais – para estudantes com renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo por mês – e parciais de 50% – para estudantes com renda de até 3 salários mínimos por pessoa.
Fiquem atentos, as inscrições do Prouni 2015 vão até o dia 29/01. Veja aqui o cronograma completo. Não se esqueça decurtir e compartilhar o Facebook do Prouni. Compartilhe também no seu Whatsapp clicando no link abaixo. Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário