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quinta-feira, 12 de março de 2015

Feira 40 Graus movimenta a indústria de calçados e aquece economia do RN

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O Nordeste está crescendo cada vez mais em consumo e importância para a indústria de calçados no Brasil. Mesmo com as dificuldades econômicas enfrentadas pela indústria brasileira neste início de ano, as perspectivas do setor são positivas. A prova disso é a realização da terceira edição da Feira 40 Graus – Calçados e Acessórios, que vem acontecendo desde segunda-feira (9) em Natal, no Centro de Convenções. O crescimento do número de lojistas que participam da feira se mostra como uma projeção animadora para as futuras edições do evento.
O diretor da Merkator Feiras e Eventos, Frederico Pletsch, promotor da Feira, conta que a participação dos lojistas do Nordeste cresceu 18% neste ano. “Isso é muito bom, principalmente por mostrar que o lojista está esquecendo esse momento de ‘crise’ no país e focando no trabalho que precisa ser feito. Nós chegamos mais forte nesta terceira edição da Feira, que já está consolidada, e a perspectiva é de mais crescimento”, comentou.
A Feira 40 Graus se encerra nesta quarta-feira (11) com a participação de 110 expositores, representantes de 350 marcas de calçados e acessórios.  De acordo com Frederico Pletsch, o evento movimenta a economia do Rio Grande do Norte, ao explorar a infraestrutura disponível na capital potiguar, e expõe o estado como palco propício para o turismo de negócios.
“Como a feira está se tornando mais conhecida a cada ano, a perspectiva é de que mais fábricas se interessem em participar e mais compradores passem pelos corredores do Centro de Convenções. Natal dispõe de uma ótima estrutura para o turismo de negócio e isso é fundamental para o fortalecimento de qualquer feira”, afirmou.
“Se a estrutura que dispomos no Centro de Convenções para a realização da Feira 40 Graus fosse maior, este ano já estaríamos trabalhando com mais de 160 expositores. Isso significa que mais lojistas dos estados vizinhos seriam atraídos para vir à Natal”, enfatizou.
O objetivo da Feira 40 Graus é abastecer o mercado no Nordeste para vendas em duas datas importantes para os lojistas, o Dia das Mães e as festas juninas. De acordo com os expositores, muitas das vendas fechadas no evento serão para abastecer os estoques para esses períodos.
“Os fabricantes sabem que precisam preparar algo especial para esses consumidores. Aqui, em apenas uma sentada, o lojista tem a ideia de qual será a moda para esses períodos, podendo focar a compra dos produtos de acordo com seu público alvo específico”, explicou Ana Clara Grings, diretora comercial da Piccadilly.
Para Ana, o Rio Grande do Norte é um excelente palco de negócios para a indústria de calçados. “O estado fica basicamente no centro do Nordeste, dando condições de lojistas dos estados vizinhos participarem. Muito mais do que as vendas fechadas, os contatos que fazemos com os clientes se sobressaem nesse curto espaço de tempo”, disse.
Governo vai ampliar centro de convenções
A necessidade de crescimento da feira chegou aos ouvidos do governador do RN, Robinson Faria, que se comprometeu, segundo Frederico Pletsch, a construir um novo pavilhão no Centro de Convenções em um período de 18 meses. “Isso me deixa confortável quanto a nossa perspectiva de crescimento. Se ele cumprir com o que está dizendo, em dois anos teremos uma Feira muito maior do que essa”, disse.
Robinson Faria visitou a Feira 40 Graus nesta terça-feira (10) e declarou interesse nos negócios que são gerados pelo evento. “Nossa economia já tem uma tradição na indústria de calçados, e não queremos que a participação das indústrias visitantes da Feira se limitem somente à essa participação. O Rio Grande do Norte está se candidatando para sediar essas indústrias calçadistas”, declarou o governador.
O chefe do Executivo estadual ainda afirmou que está aberto ao diálogo e negociação sobre as políticas de incentivos fiscais e, se for viável, poderá colocar em prática o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Proadi) para atrair as indústrias de calçados.

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