Buscar uma nova oportunidade no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil e tudo parece piorar quando chega a hora da entrevista. Este é o momento em que o profissional precisa controlar a pressão para não cometer erros bobos, acabando com suas chances de contratação.
O nervosismo também pode fazer com o que candidato não consiga se expressar direito e ele pode deixar de mostrar suas qualidades e habilidades.
Como na vida real não é possível refazer uma entrevista de emprego, o PayScale, site de carreira norte-americano listou 5 dicas para ajudar os profissionais a encarar a tão temida entrevista. Veja abaixo:
Praticar a entrevista com amigos ou familiares pode ser uma boa saída para treinar. Inicialmente, o profissional pode falar tudo o que pensa e depois descobrir quais foram seus pontos fracos e o que não deve ser dito. A partir daí, ele pode ver quais são os principais problemas e corrigi-los.
Sorrir pode ser uma boa saída para quem não se sente bem durante as entrevistas de emprego. O sorriso força o cerébro a pensar que a pessoa está feliz e isso pode fazer com que ele se sinta um pouco melhor.
A meditação pode ser uma aliada para candidatos propensos a ansiedade. É muito difícil desligar o cérebro ou mudar o tipo de pensamento, mas a prática da meditação pode ajudar o profissional a lidar com a pressão.
Os nutrientes presentes na banana podem ajudar a acalmar. Ainda não existem estudos que comprovem essa eficácia, mas na pior das hipóteses, ela será uma lanche fácil para quando o profissional estiver nervoso demais para comer corretamente.
O nervosismo pode atrapalhar até mesmo a forma de falar do profissional, por isso é importante 'treinar' antes da entrevista. O candidato pode cantar uma canção que gosta ou recitar algum texto ou poema para tonrnar a fala mais fácil e fluída na hora da conversa.
FONTE: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário