FALE CONOSCO 84 99623-9621

FALE CONOSCO 84 99623-9621
MAQUINETA DE CARTÃO DE CRÉDITO MAIS BARATA DO MERCADO. CLICK NA IMAGEM E COMPRE EM ATÉ 12x R$5,73

sábado, 4 de janeiro de 2014

Carreta apreendida por transportar avião será levada ao Sudoeste do PR

Nenhum comentário:


Transportadora já solicitou ao DER uma autorização especial para continuar a viagem...

Uol - A carreta que transportava um avião e foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal, perto de Tibagi, nos Campos Gerais, deve seguir viagem a Itapejara do Oeste, no Sudoeste do Paraná.

Segundo o portal A Rede, a transportadora do avião já solicitou a autorização especial ao DER e deve retomar o transporte da carga na segunda-feira (06). A carreta foi apreendida por trafegar na rodovia sem ter uma autorização especial.
Somente o avião tem cerca de 30 metros de comprimento que, somados à carreta, excedem os 30 metros permitidos. Além disso, a carga tem cerca de 4,2 metros de largura, quando são autorizados circular veículos com até 3,6 metros.

Cubanos podem comprar carros novos pela pela 1ª vez desde 1959

Nenhum comentário:

As novas regras foram publicadas no Diário Oficial de Cuba, com data de 31 de dezembro


A partir desta sexta-feira, os cubanos podem comprar carros novos e usados sem a necessidade de uma "carta de autorização". Foto: Divulgação
A partir desta sexta-feira, os cubanos podem comprar carros novos e usados sem a necessidade de uma “carta de autorização”. Foto: Divulgação
Jornal de Hoje  - Moradores de Cuba voltam a poder vender e comprar carros novos e usados sem precisar de permissão do governo. Medida é mais uma etapa nas reformas promovidas por Raúl Castro para “atualizar” a economia comunista.
A partir desta sexta-feira, os cubanos podem comprar carros novos e usados sem a necessidade de uma “carta de autorização”. A medida, que havia sido anunciada em 19 de dezembro, liberaliza o comércio de veículos, restrito rigorosamente no país durante mais de meio século.
As novas regras foram publicadas no Diário Oficial de Cuba, com data de 31 de dezembro. Até agora, os cubanos e estrangeiros residentes na ilha ou as empresas estatais ou estrangeiras precisavam de uma “carta de autorização” para comprar um veículo novo.
Na prática, durante décadas foi impossível comprar veículos novos na ilha. O governo de Fidel Castro aboliu o livre mercado automobilístico logo após o triunfo da revolução, em 1959. Desde então, o Estado manteve o controle sobre a compra e a venda de automóveis. Empresas estrangeiras, diplomatas ou alguns poucos funcionários públicos conseguiam adquiri-los. Os veículos eram também doados como prêmios a esportistas, personalidades da cultura ou médicos.
Agora, com a liberação do comércio de automóveis “a preços de mercado”, os cubanos poderão comprar motocicletas e carros usados ou novos, importados do exterior.
Frota envelhecida
A importação de veículos novos será de responsabilidade do Estado, que os revenderá cobrando impostos que, segundo o governo, deverão ser empregados na melhoria do transporte público.

A gestão do presidente Raúl Castro, irmão de Fidel, havia liberalizado parcialmente em outubro de 2011 o comércio de veículos usados entre particulares. A medida, entretanto, só valia para carros fabricados antes de 1959.
A frota automotiva cubana é tida como uma das mais antigas do mundo. Nas ruas de Havana são comuns carros de fabricação americana da primeira metade do século e modelos soviéticos, como o Lada. Nos últimos anos começaram a aparecer mais Geelys chineses.
Os trâmites rigorosos para obtenção de uma “carta de autorização” favoreceram o surgimento de um mercado negro nos últimos anos, como reconheceu o próprio governo. As “cartas” eram muitas vezes revendidas informalmente por milhares de dólares.
A medida é mais uma etapa nas reformas promovidas pelo governo de Raúl Castro para “atualizar” a economia socialista e acabar com algumas restrições e proibições vigentes durante décadas. Raúl vem implementando em Cuba nos últimos anos um programa gradual de reforma de mercado. Entre outras coisas, a abertura econômica abriu espaço para a iniciativa privada.

Resultados individuais do Enem devem ser divulgados hoje

Nenhum comentário:

A UFRN ofertará um total de 4.309 vagas, em 88 cursos de diversas áreas do conhecimento


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é uma das instituições federais que adotaram o Enem/SiSU como forma de ingresso nos cursos de graduação. Foto: Divulgação
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é uma das instituições federais que adotaram o Enem/SiSU como forma de ingresso nos cursos de graduação. Foto: Divulgação
Carolina Souza
acw.souza@gmail.com
Jornal de Hoje - Os resultados individuais de cada estudante que prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 devem ser divulgados entre esta sexta-feira (3) e sábado (4), conforme divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Com o extrato individual, o estudante estará liberado para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e concorrer para vagas no curso/universidade de sua escolha. As inscrições no SiSU estarão abertas a partir de segunda-feira (6) até o próximo dia 10.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é uma das instituições federais que adotaram o Enem/SiSU como forma de ingresso nos cursos de graduação. Os estudantes do RN e de outros estados que pretendem uma vaga na UFRN devem ficar atentos ao período de inscrições no Sistema de Seleção Unificada e marcar o curso que deseja concorrer na instituição.
A UFRN ofertará um total de 4.309 vagas, em 88 cursos de diversas áreas do conhecimento, nos campi de Natal, Currais Novos, Macaíba, Caicó e Santa Cruz. Em todo país, o SiSU vai oferecer 171.756 vagas em 115 instituições de Ensino Superior.
As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, pela internet (www.sisu.mec.gov.br), onde o candidato poderá escolher até duas opções de vaga, especificando a ordem de preferência, o local de oferta, o curso e o turno. Somente os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio de 2013 e que obtiveram nota acima de zero na prova de redação poderão se inscrever no processo seletivo do SiSU referente à primeira edição de 2014.
O resultado da primeira chamada está previsto para acontecer no dia 13 de janeiro e a matrícula nos dias 17, 20 e 21 de janeiro. Já a segunda chamada será no dia 27 de janeiro e o cadastramento em 31 de janeiro, 3 e 4 de fevereiro. A terceira chamada ocorrerá em 13 de fevereiro e as matrículas em 18, 19 e 20 do mesmo mês.
Como o período entre o resultado e a matrícula é curto, o pró-reitor de Graduação da UFRN, Adelardo Adelino, aconselha que os estudantes providenciem os documentos necessários antes da primeira chamada. “É importante que os candidatos consultem no edital os documentos necessários para a matrícula logo agora, para evitar contratempo”, explica.
O SiSU é um sistema informatizado desenvolvido pelo Ministério da Educação onde instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. A seleção é feita pelo sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem. O candidato pode escolher até duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Durante todo o período de inscrição, o estudante poderá alterar a opção de curso ou cancelar a inscrição.