Joaquim Pinheiro
Repórter de Política
Empresário disse durante palestra no Teatro Riachuelo que ainda não decidiu sobre convite feito pelo ministro Garibaldi Alves Filho
O empresário e ex-senador Fernando Bezerra admitiu que poderá ser candidato a governador do Estado nas eleições de 2014 durante palestra sobre empreendedorismo realizada na noite desta última segunda-feira no Teatro Riachuelo, no Shopping Midway Mall. A fala de Fernando Bezerra foi centrada em três temas: empreendedorismo, críticas ao governo Rosalba Ciarlini e possibilidade de retornar à política partidária na condição de candidato do PMDB ao Governo do Estado. “Se fosse para decidir hoje, eu diria que não”, respondeu Fernando Bezerra ao ser questionado pelo jornalista Robson Carvalho, promotor do evento.
Deixando, portanto, uma interrogação, já que a eleição só ocorrerá no final do próximo ano, o ex-senador, que foi líder do governo Lula e ministro da Integração Nacional, reafirma ter recebido convite de Garibaldi Filho para disputar o Governo do Rio Grande do Norte e ter pedido tempo para pensar e dar uma resposta no mais tardar até março do próximo ano. Informa-se nos meios políticos que no encontro com os dois líderes peemedebistas, Fernando Bezerra teria externado que poderia aceitar o desafio com alguns condicionantes.
O ex-senador fez ver, por exemplo, a necessidade premente de uma grande reforma na estrutura administrativa do Estado, começando por extinção de secretarias e diminuição de cargos comissionados, o que segundo ele, poderia contrariar interesses, deixando-lhe em dificuldades diante dos correligionários. “Eu só poderia aceitar ser candidato se tivesse liberdade para realizar as reformas que desejo, já que o Estado está falido”, disse Fernando Bezerra a um interlocutor.
CRÍTICAS
Boa parte do tempo destinado aos empresários, Fernando Bezerra e Antonio Gentil no evento foi preenchido com críticas ao Poder Público, particularmente à administração Rosalba Ciarlini, segundo os empresários, pelas dificuldades que enfrentam para investir no Rio Grande do Norte.
Fernando Bezerra exemplificou dizendo que há mais de dois anos solicitou uma licença ambiental para construir um complexo industrial e até agora não foi liberado. Para ilustrar essas dificuldades, Fernando Bezerra conta uma história pitoresca. “Fui à governadora explicar a importância do empreendimento e solicitar a licença. E ela respondeu: em mesma estou querendo uma licença, faz 8 meses. Chamei meus filhos dizendo. O que estamos fazendo aqui? Vamos embora”. Os dois empresários, entretanto, reconhecem as potencialidades do Estado, segundo ele, faltando apenas vontade política. “Os governos não ajudam na exploração dessa riqueza”, ressalta Antonio Gentil.
CULTURA DO EMPREENDEDORISMO
O jornalista Caco Barcelos falou sobre a “Cultura do Empreendedorismo no Brasil. Ele iniciou dizendo que o Brasil vive um momento histórico da sua história com liberdade democrática e igualdade de oportunidade.
Apresentador do programa “Profissão Repórter” na TV Globo, Caco Barcelos deteve-se durante muito tempo sobre a violência no Brasil. “Estamos entre os povos mais violentos do mundo”, disse ele.