FALE CONOSCO 84 99623-9621

FALE CONOSCO 84 99623-9621
MAQUINETA DE CARTÃO DE CRÉDITO MAIS BARATA DO MERCADO. CLICK NA IMAGEM E COMPRE EM ATÉ 12x R$5,73

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Fátima Bezera está no “direito de espernear” em defesa dos mensaleiros

Rogério Marinho analisa: “Postura de Fátima Bezerra é uma postura emocional”. Foto: Divulgação
Rogério Marinho analisa: “Postura de Fátima Bezerra é uma postura emocional”. Foto: Divulgação
Alex Viana
Repórter de Política
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Rogério Marinho (PSDB), alfinetou a deputada Fátima Bezerra (PT) na manhã desta segunda-feira devido à defesa que ela fez na semana passada em favor de José Dirceu e José Genuíno, presos acusados de peculato e formação de quadrilha no processo do mensalão. Na opinião de Rogério Marinho, a deputada está exercendo com propriedade o “direito de espernear” contra a decisão do Supremo Tribunal Federal, através do ministro Joaquim Barbosa, que decretou as prisões dos ex-presidentes do Partido dos Trabalhadores.
“A postura da deputada Fátima Bezerra é um postura emocional. Evidente que todos nós temos o direito a ter a nossa opinião, inclusive de publicizá-la, como fez a deputada. Nós não podemos agredir os fatos. A minha opinião e a opinião da deputada Fátima elas foram resolvidas no julgamento. Se o julgamento definiu que há o mensalão, cabe à deputada, e ela fez isso com propriedade, direito que foi consignado nos anais da história, como o direito de espernear. E ela tem feito isso, eu diria, com muita propriedade”, declarou o secretário Rogério Marinho.
O “espernear” de Fátima Bezerra, como disse Rogério, o que ele avaliou como um posicionamento “emocional” da parlamentar petista, se dá pelo fato dela ter considerado a decisão do ministro Joaquim Barbosa como “arbitrária”, pois, segundo ela, Barbosa não julgou os recursos dos “companheiros” acusados e presos no dia 12 de novembro, dia da Proclamação da República.
“Eu me somo à bancada do PT e ao sentimento de todos os petistas de perplexidade e profunda contrariedade com as ilegalidades cometidas pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, na condução do caso dos réus da Ação Penal 470 que foram condenados à prisão, entre eles os companheiros José Dirceu e José Genoino, ex-presidentes do Partido dos Trabalhadores. Entendemos como arbitrária a prisão de nossos companheiros, já que seus recursos não foram julgados”, disse Fátima ao Jornal de Hoje na semana passada.
PSDB e DEM
Em relação ao posicionamento do PSDB no que se refere às eleições do próximo ano e à possibilidade de apoio ao DEM em uma chapa majoritária ao Governo do Estado, o secretário Rogério Marinho prefere esperar a decisão da governadora de ser ou não candidata. Mas ele adianta e dá indícios sobre a posição do partido tucano no cenário local, baseando-se na parceria entre os dois partidos em âmbito nacional, em que os Democratas apoiam a candidatura do senador Aécio Neves (PSDB) à presidência da República em 2014.
“O PSDB vai se comportar como sempre se comportou: com coerência e com responsabilidade. Quanto à condição de a governadora ser ou não ser candidata, isso é uma questão que compete a ela, a Rosalba Ciarlini, que no momento oportuno vai anunciar… Nacionalmente o PSDB estará com os Democratas, porque nós temos o candidato à presidência da República, que é o senador Aécio Neves, e nacionalmente nós estamos coligados”, antecipa Rogério.
Pré-candidato declarado a uma vaga para deputado federal, Rogério Marinho confirma que em breve deixará a Secretaria de Desenvolvimento do RN para trabalhar sua candidatura. No entanto, segundo afirma, a postura do PSDB não será de rompimento com o DEM. “Nós estamos fazendo nossa parte, trabalhando a nossa candidatura para deputado federal.
Provavelmente no final do ano ou princípio do próximo ano nós estaremos saindo [da Secretaria de Desenvolvimento do RN], mas sem rompimento. Estamos saindo porque precisamos organizar as nossas candidaturas”.
A saída de secretaria é inevitável para Rogério, devido ao seu desafio de, como candidato sem mandato, disputar uma vaga na câmara dos deputados, o que ele considera uma dificuldade a mais para sua eleição. Caso a governadora peça a sua permanência na secretaria ele pode continuar ainda por um mês, mas nada mais que isso.
“Ela sabe [Rosalba Ciarlini] que nós não temos mandato. Por não ter mandato, nós precisamos fazer um trabalho um pouco maior do que aquele que detém mandato. Eu vou precisar de tempo para traçar essa estratégia de percorrer o Estado, para fazer o trabalho que é necessário que seja feito para que a gente tenha condições de competitividade. Então se houver alguma protelação será um mês a mais, não mais do que isso”, Explica

“Rosalba enfrenta sérias dificuldades”
Rogério reconhece ainda as dificuldades por que passa o governo Rosalba Ciarlini no comando do Rio Grande do Norte. O secretário de Desenvolvimento orienta a governadora sobre os pontos que devem ser consertados na administração e se isenta de culpa quanto aos problemas que enfrenta o governo, dizendo que está fazendo a sua parte. Como prova disso, ele cita os projetos realizados pela secretaria de Desenvolvimento Econômico.
“Eu não preciso ser nenhum expert do processo político para constatar que o governo enfrenta sérias dificuldades. A governadora, certamente, nesse momento deve se preocupar em restabelecer a normalidade administrativa, em restabelecer, por exemplo, o pagamento dos salários dos servidores, trabalhar a questão do resgate da sua imagem através de ações concretas que, de alguma maneira, possam impactar a opinião pública”, orienta Rogério Marinho. E complementa: “A nossa parte nós estamos fazendo no exercício, na ação ou na função de secretário de Desenvolvimento Econômico, tentando contribuir para que o Estado minimamente alcance sucesso econômico. Eu estive na semana passada no Seridó visitando as facções que estão integradas, já funcionando dentro do Pró-Sertão, que é um projeto que vai mudar a face econômica do Estado”.
Fonte: JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário